Gestão em Educação: coordenação pedagógica e supervisão educacional

Aborda estratégias para uma formação multiprofissional com habilidades e competências para atuar nas funções técnico-pedagógicas de administração, supervisão e inspeção escolar visando uma capacitação profissional para atuar no planejamento escolar e também fora do âmbito da escola, ou seja, em secretarias de educação.

Público-alvo

Curso está direcionado para profissionais da educação: gestores, coordenadores pedagógicos que atuam no âmbito da administração escolar, supervisão e orientação educacional, técnicos, professores, e demais profissionais licenciados e graduados que exerçam ou que desejam exercer a Gestão e/ou a Coordenação Pedagógica em instituições educacionais da rede pública ou privada, na educação formal e não formal, em diferentes espaços sociais, públicos e particulares, ONGs, Secretarias de Educação, dentre outros, e em atividades profissionais e em programas e projetos na área da educação.

Objetivo

Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam no contexto escolar, de modo a reconhecer a responsabilidade e a complexidade das relações no campo educacional, visando à ampliação das capacidades de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem.

Especificações

  • Compreende toda a cadeia de processos que envolvem a qualidade das atividades pedagógicas, a formação profissional, o desenvolvimento curricular, bem como as outras atividades educacionais.
  • Auxilia e orienta para que as necessidades observadas no cotidiano escolar (dos alunos e docentes) sejam supridas.
  • Direciona e motiva os docentes, inclusive criando condições para que os educadores continuem em formação e realizem processos de atualização e aperfeiçoamento.
  • Elaborar e desenvolver projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem.