Psicopedagogia

A Psicopedagogia tem como objetivo geral de um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar de aprofundamento das reflexões a respeito de como se tece o processo de conhecimento humano. O seu objeto de estudo se centra do no processo de ensino – aprendizagem, focalizando os impasses que nele ocorrem, bem como a possibilidade de sua superação por meio do uso de estratégias específicas para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem, deficiência e distúrbios emocionais que interferem na aprendizagem.

Público-alvo

Profissionais graduados, preferencialmente, em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e demais profissionais das diferentes áreas do conhecimento, interessados no aprofundamento do tema.

Objetivo

Especializar profissionais para atuação nos âmbitos clínico e/ou institucional em contextos especificamente psicopedagógicos.

Especificações

  • Estuda os processos de aprendizagem das crianças, adolescentes e adultos.
  • Identifica as dificuldades e os fatores que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de estratégias específicas para desenvolver a aprendizagem.
  • Realiza ações para gerar mudanças comportamentais no indivíduo que facilite a compreensão de conceitos e situações.
  • Promove atividades de ampliação do desempenho cognitivo, podendo atendê-los tanto em grupo como individualmente. Nas escolas, instituições ou empresas ele deverá observar, identificar problemas que envolvam aprendizados e propor soluções institucionais para ampliar as possibilidades de aprendizagens.
  • Tem ênfase na avaliação, intervenção e prevenção dos problemas de aprendizagem.